Oradoras convidadas

  • Idalete Dias
    Afiliação:
    Universidade do Minho

    Sobre Idalete Dias

    Idalete Dias é Professora Associada da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho, doutorada em Ciências da Linguagem pela mesma Universidade desde 2010.

    Entre 2016 e 2017 coordenou o Grupo de Trabalho responsável pela proposta de criação do Mestrado em Humanidades Digitais da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho, tendo desempenhado a função de Diretora do Programa entre 2018 e 2020. 

    É atualmente Diretora do Mestrado Europeu em Lexicografia da Universidade do Minho, Mestrado a funcionar como Programa Erasmus Mundus até 2029/2030. Foi Coordenadora da Comissão de Garantia da Qualidade deste programa de mestrado entre 2017 e 2024.

    Desenvolve atividade científica no Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM), desempenhando atualmente funções de Diretora-Adjunta do Centro, tendo como principais áreas de investigação Linguística de Corpus, Lexicografia, Terminologia, Processamento de Linguagem Natural e Humanidades Digitais. 

    Tem cocoordenado projetos de investigação financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e por instituições internacionais de financiamento. Os projetos mais relevantes são:

    • o projeto The Language of Cyberbullying: Forms and Mechanisms of Online Prejudice and Discrimination in Annotated Comparable Corpora of Portuguese and English.
    • o projeto Per-Fide: Português em paralelo com seis línguas (Português, Español, Russian, Français, Italiano, Deutsch, English).
    • o projeto internacional que incidiu sobre o estudo da utilização de recursos lexicais e lexicográficos online por aprendentes portugueses, espanhóis e italianos do alemão como LE, financiado pelo Instituto Leibniz para a língua alemã.

    É, ainda, Coordenadora de vários projetos de preservação digital e codificação eletrónica de património textual, nomeadamente o espólio de correspondência do compositor e pianista Eurico Thomaz de Lima, o acervo da correspondência dirigida a Camilo Castelo Branco e textos médicos em língua portuguesa dos séculos XVII e XVIII.

  • Órla Murphy
    Afiliação:
    University College Cork

    Sobre Órla Murphy

    Orla Murphy, PhD MPhil Dip Acc e IS Dip Med Studies PG Cert TLHE, é a Diretora da Escola de Inglês e Humanidades Digitais da University College Cork, Irlanda.

    É uma representante nacional da Irlanda e a Vice-Presidente da Comissão Científica na CoST-EU (Cooperação em Ciência e Tecnologia) e uma representante nacional da Irlanda no Grupo de Trabalho Especial de Ciências Sociais e Humanidades do ESFRI (Fórum Europeu de Estratégia para as Infraestruturas de Investigação).

    A nível nacional (Irlanda), copreside o ACERR (Repositório de Pesquisa em Artes e Cultura na Educação).

    Tem sido membro do conselho do DRI (Repositório Digital da Irlanda), e coordenadora nacional da DARIAH Irlanda (a infraestrutura de investigação digital para as artes e humanidades). Trabalhou na sua universidade de origem como Vice-Presidente da Comissão de Ensino e Aprendizagem e Presidente do Grupo Consultivo de Educação Digital, particularmente durante o período da COVID-19. Tem lecionado online desde 2008 e coconcebeu o primeiro mestrado online na Faculdade de Artes, Estudos Célticos e Ciências Sociais em 2012. Tem lecionado a estudantes online de Xangai a Seattle, e mais recentemente a dois grupos de mestrado no Egito.

    É especialista no conceito de representação do conhecimento, especificamente a textualidade e o impacto das tecnologias de texto no mundo, de Sócrates à Realidade Estendida, com um foco particular nas Humanidades Digitais. Ao mesmo tempo, a sua investigação explora a integração de tecnologias digitais emergentes (com)nas humanidades, tanto na investigação como na pedagogia.