II Congresso Internacional de Humanidades UAb. Desafios da transformação digital
4, 5, 6 de junho de 2025 | Palácio Ceia, Universidade Aberta, Lisboa
A transformação digital permitirá a reinvenção da articulação entre arte, cultura, ciência e tecnologia?
Quais as interações que se podem estabelecer entre as Humanidades e a transformação digital?
Qual o impacto a longo prazo da transformação digital no processo de ensino-aprendizagem no âmbito das Humanidades?
No Renascimento, figuras fundamentais como Leonardo da Vinci articularam arte, cultura, ciência e tecnologia. Atualmente, vivemos novamente uma era de mudança de paradigma civilizacional, uma vez que a transformação digital veio impor oportunidades e desafios transformadores.
São traços inerentes das Humanidades o contínuo repensar-se e reinventar-se, pelo que, tal como no passado, é hoje premente inovar o futuro das Humanidades. Numa época em que a disciplina se expande para além das suas fronteiras, em que o Ser Humano procura superar a sua condição e em que a inteligência artificial generativa assume uma posição incontornável, é fundamental refletir sobre a identidade e inequívoca pertinência das Humanidades e as mudanças que derivam da transformação digital.
Neste contexto, o Departamento de Humanidades da Universidade Aberta vem propor um momento de reflexão conjunta acerca destes desafios e oportunidades, aceitando comunicações em diferentes áreas científicas das Humanidades, embora privilegiando as questões temáticas do congresso.